São estes os poemas que estamos a trabalhar na nossa sala
1º ano
Fizemos a análise do poema. Repetimo-lo variando a entoação. Cada aluno falou do seu fruto preferido. No final, fizemos a caça às letras que já aprendemos (a,i,u,o) - escolhemos uma cor para cada letra e rodeámo-las.
FRUTOS
Pêssegos, pêras, laranjas,
Morangos, cerejas, figos,
Maçãs, melão, melancia,
Ó música de meus sentidos,
Deixai-me agora falar
Do fruto que me fascina,
Pelo sabor, pela cor,
Pelo aroma das sílabas:
Tangerina, tangerina.
Morangos, cerejas, figos,
Maçãs, melão, melancia,
Ó música de meus sentidos,
Deixai-me agora falar
Do fruto que me fascina,
Pelo sabor, pela cor,
Pelo aroma das sílabas:
Tangerina, tangerina.
Eugénio de Andrade
4º ano
Os alunos fizeram a análise do poema e estão a desenvolver um trabalho de projeto acerca do autor e dos benefícios das amoras para a saúde. Assim que estiver terminado, apresentarei o trabalho final.
Amoras
O meu país sabe a amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.
Eugénio de Andrade
0 comentários:
Enviar um comentário