Olá! Somos os PEQUENOS(1ºano) E GRANDES SABICHÕES(4ºano). Este é o nosso cantinho. Aqui está algum do nosso trabalho. Beijinhos e abracinhos para todos os que nos visitam. Divirtam-se!
RSS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Exposição- Dia das Bruxas

É bem verdade que o halloween é uma tradição norte americana. Mas a verdade é que os miúdos gostam. É sempre mais uma oportunidade para brincar ao faz de conta e entrar num mundo imaginário. Confesso, também gosto.
Aqui ficam algumas fotos da exposição feita na escola com os trabalhos feitos pelos pais e alunos de todas as turmas. A nossa contribuiu com as bruxas.
Parabéns a todos. Muito obrigada pela participação. Excelente trabalho!







A exposição pode ser visitada pelos Pais ou Encarregados de Educação a partir das 17h30m.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estamos a trabalhar...

4º ano

A Obra foi escolhida pelos alunos. Penso que esta escolha vem no seguimento do trabalho feito no ano anterior, em que foram trabalhadas obras de Sophia de Mello Breyner Andresen ( A Menina do Mar e A Fada Oriana).  A leitura desta obra permite  trabalhar conteúdos gramaticais, a compreensão e expressão oral e a expressão escrita.  Ao nível da formação cívica, pretendo que os alunos compreendam o valor que deve ter a amizade, o respeito pelo próximo, o ambiente... A leitura está a ser orientada por um guião que vai sendo preenchido à medida que a obra está a ser trabalhada.
1º ano

Ao escolher a obra- A Princesa malcriada- pretendo trabalhar a compreensão e a expressão oral, desenvolver o gosto pela leitura. Ao nível da formação cívica pretendo que a petizada perceba que deve  tratar os outros com educação e respeito e que educar bem não é fazer todas as vontades das crianças, mas sim ajudá-las a perceber o que está certo ou errado. Estamos a construir um livro que assim que estiver terminado será publicado no blog.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Visita à padaria da nossa localidade

Esta semana temos feito muitas atividades relacionadas com a alimentação.
Hoje visitámos a padaria.
Com a ajuda do sr. padeiro, que já o é há 32 anos, aprendemos a fazer pão. O sr.padeiro falou-nos dos cereais e de todos os ingredientes necessários para fazer pão.

Para além disso, vimos como o pão é amassado. Aprendemos que agora utilizam-se máquinas, mas antigamente, o padeiro tinha que amassar o pão com as suas próprias mãos.
Tivemos a oportunidade de moldar várias formas de pão: carcaça, pão de quilo... Que giro foi trabalhar com a massa do pão! Sentimo -nos padeiros de verdade.

Com a ajuda do "salva vidas", o sr. padeiro tirou o pão do forno a lenha,  já prontinho a comer. No entanto, o que comenos na padaria foi broa de milho. Que deliciosa estava!
Muito contentes ficámos, quando no final do dia comemos o pão fresquinho da padaria da nossa localidade.
Muito obrigada sr. Padeiro por nos ter recebido.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Ontem falámos acerca dos grupos dos alimentos. Depois de ouvirem a história da senhora muito redondinha (roda dos alimentos), os alunos passaram à prática: recortaram alimentos  e fizeram a sua distribuição pelos grupos a que pertencem. Aqui fica o resultado final.

Parabéns!

Parabéns para a nossa grande sabichona Érica.
Muitas felicidades!
Um grande beijinho de todos nós.

Família


Uma família, o que é?
Há famílias e famílias
Enteados, primos, tios e avós,
netos e bisnetos...
Que grande confusão!
Família são todos aqueles
que vivem no nosso coração.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Semana da Alimentação

São estes os poemas que estamos a trabalhar na nossa sala
1º ano
Fizemos a análise do poema. Repetimo-lo variando a entoação. Cada aluno falou do seu fruto preferido. No final, fizemos a caça às letras que já aprendemos (a,i,u,o) - escolhemos uma cor para cada letra e rodeámo-las.


FRUTOS

Pêssegos, pêras, laranjas,
Morangos, cerejas, figos,
Maçãs, melão, melancia,
Ó música de meus sentidos,
Deixai-me agora falar
Do fruto que me fascina,
Pelo sabor, pela cor,
Pelo aroma das sílabas:
Tangerina, tangerina.
                        Eugénio de Andrade
 
4º ano
Os alunos fizeram a análise do poema e estão a desenvolver um trabalho de projeto acerca do autor e dos benefícios das amoras para a saúde. Assim que estiver terminado, apresentarei o trabalho final.

Amoras
O meu país sabe a amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.
                                              Eugénio de Andrade

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ditongos

As aprendizagens mais significativas são aquelas que partem das vivências e interesses dos alunos. Aqui fica um exemplo de como isso pode ser feito.
O Guilherme trouxe duas castanhas para a sala. A partir daí gerou-se uma conversa acerca do fruto e do outono. Quase no final da aula, os alunos do 4º ano ajudaram a decorar os cartazes. Quando houver mais tempo, os grandes sabichões já prometeram que terminarão a tarefa.



Novo acordo ortográfico

Com o início do novo ano letivo chegaram também muitas novidades em relação à forma como escrevemos muitas palavras. Na nossa sala estamos atentos às alterações. Como tal, os meninos do 4º ano prepararam cartazes com as principais alterações.

salada de frutas

Hoje na nossa escola comemos saladinha de frutas. A panela estava cheia, mas felizmente as nossas crianças, desde as maiores até às mais pequeninas,  gostam de fruta.
Os alunos do 4º ano receberam a visita dos meninos do 4º ano da Escola do Areias. Fizeram atividades e as nossas crianças tiveram a oportunidade de lhes dar a conhecer a localidade. Claro está que, também lhes oferecemos a saladinha feita com as frutas que os pais enviaram para a escola.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

16 de outubro- Dia da alimentação


Semana da Alimentação
Amanhã começamos a comemorar na nossa escola a semana da alimentação. Receberemos os alunos do 4º ano da escola do Areias, e todos juntos saborearemos uma salada de frutas, confecionada com a fruta que os pais enviaram para a escola.
 Durante a próxima semana, serão desenvolvidas actividades promotoras de hábitos de vida saudável.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vida saudável

Nada melhor do que uma aula de ginástica ao ar livre! Foi o que fizemos. Trabalhámos a coordenação motora, a lateralidade, fizemos um jogo com bola.
 Há que aproveitar o bom tempo que teima ao não nos deixar.

AQUI ESTAMOS NÓS

Os Pequenos e Grandes Sabichões apresentam-se...

O nosso fim de semana 2

Muitas aventuras aconteceram durante o fim de semana.
Quatro de nós foram à corrida de touros. Alguns foram à igreja (missa, batizado, catequese, escuteiros).
O Rodrigo andou de égua e a Matilde de pónei. A Mafalda foi visitar a avó. A Carolina fez um piquenique e jogou à bola com o pai. A Rita, o Marios, a Sofia, o Gonçalo, o Sorin e o Tiago andaram de bicicleta.
Enfim, recarregámos forças para uma semana de trabalho.
 A todos desejamos uma boa semana.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Obrigada

Hoje o Gonçalo chegou à sala com uma caixinha forrada pela mãe para guardar as placas com os nomes construídas pelos alunos. Há uns dias atrás, a mãe da Mafalda ofereceu uma caixinha para guardar a plasticina.
"Grão a grão enche a galinha o papo". E assim somos nós, caixinha a caixinha, vamos tendo a sala arrumadinha.

P.S.- Os outros pais não fiquem tristes, porque certamente surgirão oportunidades para todos poderem colaborar.

Mais um passo em frente

Pois é, os nossos meninos já escrevem o nome completo, copiam a data e muitas outras palavrinhas do quadro para o caderno. Pode parecer tarefa fácil, mas não é. É para eles, que são tão pequeninos, uma grande conquista. Hoje na sala falámos em ovnis, ovelhas, ovos, osgas, óculos... Escrevemos todas estas palavras no caderno e contornámos a letra o com lã.
Ufa, que dia atarefado!

A brincar também se aprende




Quando o final do dia se aproxima, as crianças( tal como nós) têm menos capacidade de concentração. Nada melhor do que fazer atividades lúdicas, mas que ao mesmo tempo sejam promotoras de aprendizagem. Aqui fica um exemplo.

As pinhas é que sabem 3!


E parece que o tempo quente ainda por aqui anda! Ao chegarmos à sala, verificámos que a nossa pinha estava totalmente aberta. É um verão de São Martinho antecipado!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Texto coletivo- O nosso fim de semana


Após diálogo acerca do fim de semana, todos os alunos, pequenos e grandes sabichões, juntaram-se e produziram o seguinte texto:

"O fim de semana serve para descansarmos e fazermos atividades que não conseguimos fazer durante a semana.
Muitos de nós fomos visitar a família. Outros foram às compras. A Sofia andou de cavalo. A Ritinha e a Inês treinaram para deixar de andar de bicicleta com rodinhas. A Helena fez uma viagem de comboio. O Gui adorou ir aos escuteiros. A Catarina Correia brincou muito com os seus gatinhos. A Matilde aproveitou para brincar com o irmão bebé e andar de bicicleta com a irmã.
Que belo fim de semana!"
Pequenos e Grandes Sabichões

P.S. Para a semana teremos o cuidado de no texto mencionar o nome de outros colegas.

O Monstro das Festinhas


E como o prometido é devido, cá estão alguns trabalhos feitos na sala no âmbito da atividade de leitura e desenho orientado- O Monstro das Festinhas- .  Bem como o registo da experiência- As pinhas é que sabem!- . Estes trabalhos pertencem a alunos do 1º ano.

As pinhas é que sabem 2!


Hoje ao chegarmos à sala, foi assim que encontrámos as nossas pinhas. E pensar que a  fechadinha estava exatamente igual à aberta!
 Veremos quantos dias teremos que esperar para que volte a abrir. Na sala, todos desejamos que o tempo húmido demore a chegar, para que ainda a possamos voltar a ver aberta.

sábado, 1 de outubro de 2011

"Os monstros são maus e velhacos
Os monstros são coisas ruíns
Eu sou um monstro diferente
Eu não sou nada assim
(...)
Festinhas na barriga
Festinhas no nariz
Com muitas festinhas
Eu fico feliz!"
                   Carla Antunes


"Esta é uma história escrita em rima, sobre um Monstro que não é mau e que o maior desejo que tem é... que lhe façam festinhas! Um livro sobre carências, afectos e Amor. Para ler em voz alta ou segredar ao coração."

Penso que os cachopos gostaram muito da história. Para a semana prometo postar alguns dos Monstros das Festinhas que os alunos desenharam no caderno através da atividade de desenho orientado.

As pinhas é que sabem!

Ontem na aula fizemos uma experiência com pinhas.
 Ao colocar  a pinha seca em água, os alunos verificaram que a pinha fecha em pouco mais de uma hora.  Os alunos aprenderam que quando começa a chover, as pinhas dos pinheiros e dos abetos fecham-se para que as sementes continuem secas.
Normalmente chove quando o ar está muito húmido. Um aparelho que mede a humidade do ar chama-se higrómetro (que nome!). A pinha é um higrómetro. A pinha ``sabe'' quando vai chover: ela fecha quando o ar está mais húmido e abre quando o ar está mais seco.
Não se  esqueçam de olhar bem para as pinhas no chão na próxima vez que forem passear a um pinhal. Se estiverem fechadas, o tempo está húmido. Se estiverem abertas, o dia está quente e seco.

Lamento não postar fotos da experiência, mas a máquina fotográfica ficou sem pilhas... ops...
Obrigada à colega Silvia que emprestou-me todo o material.