Olá! Somos os PEQUENOS(1ºano) E GRANDES SABICHÕES(4ºano). Este é o nosso cantinho. Aqui está algum do nosso trabalho. Beijinhos e abracinhos para todos os que nos visitam. Divirtam-se!
RSS

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O SAPO APAIXONADO

Através da estória  O sapo apaixonado trabalhámos os fonema/grafema S.
Era uma vez um sapo que se apaixonou por uma patinha....
Pois bem, a proposta feita aos alunos foi imaginar como seriam os filhos de um sapo e uma patinha. Aqui ficam os trabalhos feitos. Alguns tiveram a ajuda preciosa da família. Desde já, a todos agradeço.







  




Observação:
Estória é lenda, não há fundo verídico.
História, é o que veridicamente ocorreu.






 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No Dia Mundial da Água os alunos do 4º anos realizaram cartazes sensibilizando para a necessidade de todos  pouparmos água. 
Estes encontram-se espalhados pela escola. 
Aqui ficam eles.




quarta-feira, 18 de abril de 2012

AFONSO E ROMA ÀS AVESSAS

Trabalhámos a estória Afonso e Roma às avessas. Ao nível da Língua, fizemos a exploração oral e a expressão escrita. Recorremos à expressão plástica para decorar o placard que está situado na entrada da nossa sala. Aqui fica o nosso trabalho.

Autora: Carmen Ezequiel                                                                               Ilustrador: Nuno Ezequiel




TEXTO COLETIVO- 1º ano

Os alunos do 4º ano desenharam um Afonso muito bonito.
Recorreram a diversos materiais de forma a dar textura ao trabalho.
 Os alunos do 1º ano pintaram as letras e as fitas. 
Muito bem Pequenos e Grandes Sabichões! 

BICHOS DA SEDA

Texto coletivo


E aqui estão os nossos bichinhos da seda.





INÍCIO DA PRIMAVERA



 
Pintura com guaches no recreio da escola


 Tão lindos que ficámos! Felizmente é fácil remover toda esta tinta.


 Mãos de artista

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Criança = Imaginação

Hoje apresento-vos dois amiguinhos que nos vêm visitar muitas vezes.
A Helena e as suas teatrices.  O mais engraçado é que todos querem participar.
E viva a imaginação!

GE/GI

Estamos a trabalhar o caso de leitura ge/gi.
Aqui está uma parte do trabalho feito hoje na aula pelos Pequenos Sabichões.




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NÓS NO CARNAVAL

Hoje na nossa escola tivemos um dia diferente: brincámos, desfilámos e dançámos. Professores, alunos e auxiliares fizeram a festa.
Aqui estamos nós com as máscaras que construímos durante a semana. Lindos, fabulosos!
Ah, claro está que eu estava também mascadada, desta vez de Minnie.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um Mundo mágico e Seres incríveis

O Teatro Infantil de Lisboa tem propostas de atividades a serem desenvolvidas na sala de aula antes das crianças assistirem ao espetáculo. Então os Grandes Sabichões imaginaram como será o Mundo Mágico que existe para além das nuvens. Os Pequenos Sabichões criaram Seres incríveis. Após serem fotografados, todos os trabalhos foram hoje oferecidos ao TIL.

UM MUNDO MÁGICO











SERES INCRÍVEIS










A história do amor

Quem conta um conto acrescenta um ponto. Assim estamos nós. Juntos inventamos histórias. Cada um dá o seu contributo. Claro que eu tenho que colocar uns pozinhos mágicos, no sentido de as direcionar para o que pretendo. E esta semana pretendi trabalhar o fonema/grafema R. Aqui fica o resumo que fizemos da nossa história. o Título foi dado pelos cachopos. Ainda tentei interceder, mas eles estiveram irredutíveis.


Apresentação de trabalhos

Os Grandes Sabichões já terminaram os trabalhos acerca das Serras de Portugal. A apresentação  aconteceu esta semana. Todos participaram com empenho.
Muito bem!
Rita, Matilde e Neusa

Mários, Érica e Sofia

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

As Serras

Os Grandes Sabichões estão muito atarefados. Andam a preparar um trabalho acerca das serras de Portugal.
 Para a semana já será possível ver o trabalho final. No entanto, aqui fica um pouco do que estão a produzir.



A MATEMATICAR

No sentido de fazer a diferenciação entre superfícies planas e superfícies curvas, os Pequenos Sabichões manusearam sólidos geométricos e serearam-os consoante as suas características  (plano/curvo).

Após esta tarefas, os pequenotes tiveram a oportunidade de descobrir que figuras geométricas eram possíveis desenhar, contornado os sólidos. Fizeram algumas descobertas. Alguns ficaram admirados. Afinal o prisma triangular dá para desenhar triângulos e retângulos e a pirâmide quadrangular dá para desenhar triângulos e quadrados.



No dia seguinte demos continuidade ao trabalho.
Definimos uma legenda, e cada criança pintou as figuras geométricas de acordo com a mesma.
Após este trabalho, dividimos a turma em dois grandes grupos (meninos/meninas).
Cada um contabilizou o números de figuras geométricas que desenhou (triângulos,círculos, retângulos e quadrados).
Os gráficos são o resultado da análise que fizemos dos dados. E como os Pequenos Sabichões gostam de desafios, meteram mãos à obra e também construiram gráficos. Os trabalhos ficarm muito bons e a tarefa não era nada fácil. Muito bem Petizada!
Deliciem-se então agora com estes trabalhos!